Nós

Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual criada em Contagem-MG em Abril de 2009. É formada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Desde o início, têm produzido de curtas e longas metragens de ficção a documentários, videoclipes e vídeos institucionais, buscando explorar criativamente todos os campos do audiovisual. O filme inaugural foi Filme de Sábado, dirigido por Gabriel Martins e lançado no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2009, onde ganhou prêmio de Pesquisa de Linguagem. Logo depois, veio o curta Fantasmas, de André Novais Oliveira, filme vencedor de 15 prêmios e exibido em festivais importantes como o 14º Festival Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira em Portugal, 30º Uppsala Internacional Short Film Festival na Suécia, 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a III Janela Internacional de Cinema de Recife dentre vários outros. Em 2011, “Fantasmas” foi distribuído pela Revista Continente em um DVD junto com o filme “Pacific”, assim como foi lançado em 14 salas de cinema junto com o mesmo longa no projeto Vitrine Filmes.

Em seguida veio Contagem, filme realizado como projeto de conclusão de curso por Gabriel Martins e Maurílio Martins. O curta-metragem, realizado com recursos próprios, foi exibido em festivais importantes como o 7º Panorama Coisa de Cinema na Bahia, o 22º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e o 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro onde estreou e ainda levou o prêmio de Melhor Direção, feito que se repetiu meses depois, no 17º Vitória Cine Video. No começo de 2009, Gabriel foi contemplado no edital Filme em Minas com um projeto de curta chamado Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides. Filmado pela Filmes de Plástico em 2010 e lançado em 2011 no 13º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte, o filme fez um caminho bastante feliz, sendo exibido na 3ª Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro (premiado com uma Menção Honrosa do Júri), na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no 18º Vitória Cine Video (prêmio de Melhor Atriz) e em festivais internacionais grandes como o 34º Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, na França, e o 41º Festival Internacional de Roterdã, na Holanda.

Em 2013 André Novais Oliveira dirigiu o curta Pouco mais de um mês que foi selecionado na Quinzena dos Realizadores em Cannes. O filme ganhou uma Menção Especial do Júri no festival francês e outros 13 prêmios em diversos festivais do mundo. Foi ainda selecionado para diversas outras mostras como Indie Lisboa, Cartagena, Festival do Rio e Janela Internacional de Cinema de Recife.

Na última Mostra de Tiradentes foram exibidos os três novos filmes da produtora. O longa-metragem Aliança, dirigido por Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral, e os curtas Mundo Incrível Remix, curta dirigido por Gabriel Martins e Quinze, dirigido por Maurílio Martins. Além da ótima repercussão dos filmes, Quinze ganhou o Prêmio Aquisição Canal Brasil.

Atualmente, a Filmes de Plástico trabalha na finalização do longa Ela volta na quinta, dirigido por André Novais Oliveira (O filme participou do BAL, laboratório de co-produção do festival argentino BAFICI) e na pré-produção do longa-metragem No coração do mundo, que será dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins. O projeto foi selecionado no último edital Filme em Minas.

A produtora tem ainda, em pré-produção, dois curta-metragens selecionados no 1º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. Rapsódia para um homem negro, de Gabriel Martins e Quintal, de André Novais Oliveira.

A Filmes de Plástico tem ainda projetos em finalização como Sorín, documentário feito com o jogador Juan Pablo Sorín em 2009 durante seu último jogo pelo Cruzeiro Esporte Clube, além de um projeto de DVD/BluRay contendo todos os filmes lançados pela produtora de 2009 até 2013 incluindo materiais extras de cada filme.

Nosso email: contato@filmesdeplastico.com.br

—————————–

Segue aqui um breve perfil e filmografia de cada um dos diretores (clique na foto):


todas as fotos da seção por Robert Frank