A Felicidade das Coisas

(2021, 87')

Sinopse

Baseado no microcosmo de uma família com ideias específicas sobre felicidade e pertencimento, A Felicidade das Coisas busca falar sobre maternidade e a posição da mulher numa cultura patriarcal.

Paula, 40 anos, está esperando seu terceiro filho, enquanto passa seu tempo entre uma praia feia e uma recém-adquirida e modesta casa de veraneio, no litoral paulista, onde ela pretende construir uma piscina para seus filhos. Quando seus planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se torna cada vez mais sufocada pelo peso de suas responsabilidades. Deixada sozinha pelo marido e lidando com as constantes demandas de seu filho adolescente, que está conhecendo um novo mundo, Paula precisa confrontar suas próprias expectativas e frustrações, o que nos revela uma associação profunda entre amor e perda.

Reproduzir vídeo sobre A Felicidade das Coisas

Ficha Técnica

Elenco: Patricia Saravy, Magali Biff, Messias Barros Góis e Lavínia Castelari

Direção e roteiro: Thais Fujinaga

Produção: Thiago Macêdo Correia e Lara Lima

Fotografia: André Luiz de Luiz

Direção de arte: Dicezar Leandro

Montagem: Alexandre Taira

Som: Rubén Valdés, Vitor Moraes e Gustavo Nascimento

Trilha sonora original: Dudinha Lima

Produtora: Filmes de Plástico

Coprodução: Lira Cinematográfica

Distribuição: Embaúba Filmes

Sobre o produtor: Thiago Macêdo Correia

Thiago Macêdo Correia é um produtor Brasileiro, sócio da produtora mineira Filmes de Plástico, junto dos cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Maurilio Martins. Thiago é responsável por alguns dos filmes mais importantes da nova safra do cinema Brasileiro recente, tal como os premiados longas Arábia, Temporada (ambos premiados como Melhor Filme no Festival de Brasília, em 2017 e 2018, respectivamente), No Coração do Mundo, Baronesa, Elon Não Acredita na Morte, A Vizinhança do Tigre e Ela Volta na Quinta.

Em 2018, seu filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, Mostra Un Certain Regard. Chuva foi o quarto filme produzido por Thiago selecionado para Cannes, após três seleções prévias na Quinzena dos Realizadores. Ele também teve filmes em outros importantes festivais no mundo, tais como Rotterdam (um total de 11 filmes ao longo dos anos, incluindo dois títulos na Tiger Competition, em 2017 e 2019), Locarno (dois filmes na última década), Berlinale, AFI, New Directors New Films, Art of the Real, Durban, Munich, Torino, FIDMarseille, Belfort, 3 Continents Nantes, Mar del Plata, Lima, Cartagena, FICUNAM, BAFICI, Jeonju, Melbourne, Montreal, Macao, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Gramado, Janela Internacional de Cinema do Recife, Panorama Coisa de Cinema, Mostra de Cinema de Tiradentes, entre muitos outros.

Seus filmes foram distribuídos em diversos territórios, tais como Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Rússia, China, Argentina e México, alcançando acordos importantes com TVs e V.O.D, tal como com a HBO, Canal + e Netflix. Thiago também produziu dois especiais para TV: O Natal de Rita, para a Rede Globo, e Um Homem Que Voa: Nelson Prudêncio, para a ESPN.